
.png)
Nossa História
A cerâmica acompanha a humanidade há milhares de anos, atravessando culturas, tempos e fronteiras.
Para mim, Lika Täkahashi, essa jornada também é pessoal. Sou Nissei (2ª geração japonesa no Brasil): meus pais vieram do Japão em 1959, em busca de uma vida melhor, depois de um país devastado pela guerra. Meu pai nasceu na região de Gunma e minha mãe em Karahuto, próximo a Hokkaido.
Além da ancestralidade japonesa, cresci em uma comunidade de italianos no Brasil. O pouco contato que tive com minhas raízes se fortaleceu quando morei no Japão na década de 1990. Essa vivência, ainda que tardia, me marcou profundamente, mas foi no Brasil que minha identidade artística floresceu.
O nome “Ceramika Lika” tem um significado especial: “Rika” significa “Flor de pera” – símbolo de beleza, suavidade e fragilidade que antecede o fruto. É também uma homenagem silenciosa à minha ancestralidade.
Minha relação com a cerâmica começou de forma corajosa, quase intuitiva. No início, não tinha certeza se daria certo. Vendi uma casa para me sustentar por dois anos e me lancei nesse ofício com dedicação total. Como acredito no: “quando você quer, o universo conspira a seu favor”.
Hoje, não me vejo apenas como artesã ou artista. Eu me considero uma alquimista. Para mim, a cerâmica é transformação: o barro cru, pela ação do fogo, da técnica e da intenção, se transmuta em algo que transcende sua matéria. Cada peça é um símbolo desse processo. É meu desejo que quando observado seja sentido essa transmutação.
Nossa filosofia é a excelência: desde a aquisição da argila até a entrega da peça ao cliente. Entenda-se por excelência um trabalho que une design único, identidade, durabilidade, beleza e funcionalidade.
A filosofia da Ceramika Lika é transformar a cerâmica em uma experiência completa — peças que podem estar no cotidiano das pessoas, mas também em exposições e coleções, como expressão de valor e singularidade.
Mais do que um ateliê, a Ceramika Lika é uma marca viva, construída por cada mão que colabora e cada olhar que se conecta com minhas obras. É o reflexo de uma vida dedicada a transformar matéria-prima em emoção, e técnica em poesia.
.png)
.png)